Aos desavisados como eu, está rolando na capital gaúcha desde o último dia 8 até o dia 27 de Setembro a 17ª edição do Porto Alegre em Cena, evento de teatro e cultura que já virou tradição por aqui. Ontem tive o prazer de assistir um dos grandes espetáculos que o festival apresenta.
Fui ao teatro sem saber exatamente o que iria encontrar, atendendo a um convite do meu namorado que apenas disse ter duas entradas para irmos assistir a peça, sem mencionar o nome ou do que se tratava. Somente quando cheguei ao teatro fiquei sabendo o nome da montagem: As Troianas – Vozes da Guerra. Ao entrar na sala do Teatro de Câmara Túlio Piva já é possível sentir o clima intenso que a peça vem mostrar. A sonoplastia que compõe o espetáculo tem início antes do apagar das luzes, assim como a bruma de gelo seco que recobre os assentos do teatro, provocando um clima tenso e melancólico indispensável para que o público entre na sintonia da apresentação. O texto é todo em alemão, mas a qualidade dos atores e suas expressões corporais, tornam desnecessário o conhecimento do idioma germânico. A sonoplastia e a iluminação impecáveis contribuem em muito para que sinta-se toda dramaticidade do texto. Destaque para as atuações de Inês Aranha (Hécuba), Kelly Klein (Cassandra) e Fabio Redkowicz (Taltíbio). Ambientada na Segunda Guerra Mundial e baseado em texto de Eurípides e com direção de Zé Henrique de Paula, As Troianas traça um paralelo entre as mulheres sobreviventes da Guerra de Troia e as judias vítimas do holocausto, levantando questionamentos sobre privação de direitos e crenças, e a luta pela sobrevivência dessas mulheres.
Vale conferir o site do Núcleo Experimental de São Paulo (acesse) responsável por esse belíssimo espetáculo que faz chorar e refletir.
Serviço:
As Troianas – Vozes da Guerra
De 13 a 15 de Setembro, às 22h .
Teatro de Câmara Túlio Piva – Rua da República, 575.
Nenhum comentário:
Postar um comentário