terça-feira, 23 de março de 2010

A Saga da primeira resenha

Há algum tempo quero escrever uma resenha sobre algum álbum, filme, ou o que seja. Mas sempre esbarro na incerteza do que dizer. Sobre quem dizer.

Foi assim nos lançamentos de clipes de Lady Gaga e Britney Spears e tantos outros discos e filmes lançados desde a estréia do blog. SONY DSC

Mas hoje, navegando pelo Twitter dei de cara com o trabalho de um jovem cantor portoalegrense. Não que eu ainda não o tivesse ouvido, pelo contrário, até mesmo já esbarrei pessoalmente com ele pela pista escura do Cabaret. Mas não tinha de fato deixado sua voz penetrar em meus ouvidos críticos.

Acessei o site do guri e lá fiz o download do EP Saga, primeiro registro do cantor e compositor de 21 anos. O disco é quase tão inclassificável quanto sua voz. E esse parece ser o grande trunfo do artista. Inclassificável como o nome de um dos trabalhos mais marcantes daquele a quem a comparação é inevitável: Ney Matogrosso, que acredito ser o único grande cantor do nosso País. Ou pelo menos era, até a chegada de Filipe Catto.

E compará-lo com Ney Matogrosso não é desmerecer seu trabalho, ou acusá-lo de falta de personalidade. Alias, isso percebesse que há de sobra em Catto. Nos pouco mais de 20 minutos do disco, pode-se ouvir claramente que algo novo e bonito está nascendo. Embalado pelo ritmo do tango, a faixa título abre o disco de forma forte falando de amores e desamores. Alias, é essa a temática do disco. “Ressaca” fala de forma poética, em um clima de bolero, o que muitos gostariam de dizer: você pode dizer que me não me quer, mas eu sei que lembras de mim todas as manhãs, talvez nessa faixa a maior semelhança com Ney.

“Ascendente em Câncer” prova que não é preciso letras enormes para uma grande composição. Em apenas alguns versos, a voz de Filipe rasga a alma de quem ouve, do mesmo modo que a bem construída história de “Crime Passional”.

A penúltima canção do disco, “Teu Quarto”, fala de desamor com maestria e interpretação dignas de Maria Bethânia. “Roupa do Corpo” arremata o disco com um samba alegre e letra divertida, mas sem perder o charme e a elegância que percorrem todas as faixas do disco.

Para conhecer o trabalho de Filipe Catto e fazer o download do EP, acesse o site  do guri.

Nenhum comentário: